Formulário de contato para o Blog-Enviar email

Todos nós blogueiros sabemos da importância de manter uma certa proximidade com nossos leitores. Umas das melhores maneiras de fazer isto é instalando um formulário de contato em nosso blog, através dele nossos leitores poderão nos dar sugestões, avisos, elogios e muito mais. Outra vantagem de colocar um formulário de contato no blog é que você não gasta revelar seu e-mail para as pessoas poderem te contatarem. Sem dúvida as vantagens são inúmeras, e se fosse citar todas elas teria que escrever um post só para isso mas não é este o caso.

Hoje caros leitores do meu Blog eu ensinarei como Instalar o Formulário de Contato do Site JotForm no seu blog: um formulário mega completo, inclusive com opção de personalização do plano de Fundo e opção de envio de arquivo.

Vantagens de usar o JotForm!

Totalmente gratuito;
É confiável, possuindo mais de 350 mil usuários;
Diversas opções de personalização, inclusive com plano de fundo;
Possibilidade de modificar o formulário criado mais tarde;
Possibilidade de upload de arquivos como: fotos, textos, apresentações de slides e vários outros tipos de arquivos pelo formulário;
Rápido e simples;
Inexistências de anúncios ou logos;
Salvamento automático;
Em português.
Introdução

O JotForm é um formulário de contato bastante completo, entre as diversas opções de personalização chama atenção alguns recursos como:

Plano de Fundo;
Possibilidade de envios de arquivos;
Avaliação com estrelas;
Recurso: Formulário Expansível;
Recursos de pagamentos, podendo os usuários utilizarem o formulário para efetuar pagamentos. Muito útil para blogs que vendem produtos!
Painel de controle;
Inserção de Texto Livre (HTML);
Recurso: Quebra de página;
Confirmação, utilizada para evitar spam. Entre outras coisas.
Outro fato interessante sobre o JotForm é que não existem anúncios ou logos, nem mesmo na versão gratuita. Isto torna o visual do seu formulário mais limpo e também dá a idéia de algo mais profissional, eu particularmente amei isso!

Para criar um formulário de contato no site, não é necessário criar uma conta, mais eu recomendo a criação de uma conta, pois, além de ser gratuita você fazendo isto terá a possibilidade de fazer modificações no seu formulário mais tarde e acompanhar estatísticas de uso do seu formulário através de um super painel de controle.

Etapa 1 – Criação da conta

Caso não deseje criar uma conta vá direto a etapa 2, mas lembre-se fazendo isso você não poderá modificar seu formulário mais tarde!

O primeiro passo neste momento é acessar o site http://www.jotform.com. Ao acessar o site o mesmo não deve estar em português, role a página até em baixo e selecione a opção português que esta em um menu drop dow no lado inferior esquerdo.

Agora a próxima coisa a se fazer é clicar no botão amarelo “Criar uma Conta – É Grátis!!’. Agora na próxima página você deve inserir os dados solicitados e clicar em Criar Minha Conta. Pronto a sua conta já esta criada, mais você deve fazer mais uma coisa antes de começar criar seus formulários: confirmar sua conta! Isto é uma coisa bastante simples e aposto que você já deve ter feito isto ao menos uma vez. Acesse a caixa de entrada do seu e-mail e clique no link enviado pelo site para confirmar sua conta.

Agora volte ao site e faça login.

Etapa 2-Inserção de campos do Formulário

Nesta etapa aprenderemos a inserir os campos desejados no seu formulário e na etapa seguinte aprenderemos como publicar o seu Formulário.

Mas antes disso vamos fazer uma análise da tela principal de criação do seu formulário para um maior entendimento

















Vamos a compreensão?

1) Clique aqui para inserir o título do seu formulário. Esta parte não modificará nada no seu formulário, mais altera-rá o nome que ele será salvo tornando mais fácil sua localização caso você queira modifica-ló mais tarde.

2) Esta parte possui vários opções para modificar o visual geral do seu formulário, tais como: fonte, cor da fonte, largura do formulário etc. Além de possuir os botões de ação salvar, visualizar, desfazer e refazer.

3) Esta parte esta relacionada diretamente com a segunda. Na verdade ela age como abas e quando clicadas modificam os elementos existente na parte 2. Mais a frente explicaremos isso melhor.

4) E finalmente a 4 parte, aqui estão todos os campos que podem ser inseridos no nosso formulário.

Agora que você já esta familiarizado com o nosso “painel de edição” podemos prosseguir. A inserção de campos nestes formulários é bastante simples e funciona a base de arrastar e soltar. Eu explico, você deve clicar e segurar o botão do mouse esquerdo sobre o campo que deseja inserir no seu formulário e arrastar e soltar em um espaço em branco.

Vamos a um exemplo para você poder compreender melhor. Suponha que você quer inserir no formulário um campo para o usuário que irá comunicar com você escrever seu nome, então você deverá clicar e arrastar o campo “Caixa de Texto” para um espaço em branco, o resultado você pode ver abaixo:
Note que surgiu uma terceira aba na “Parte 2” que eu expliquei anteriormente, esta aba serve para personalizar o campo que você inseriu. Todos os campos têm suas próprias opções de personalização, mas elas são fácies de entender, por exemplo, a opção Requerido serve para tornar o campo obrigatório de ser preenchido, não vou entrar em detalhes.

Na parte que está escrito Clique para Editar você deve por a função do seu campo, como no exemplo estamos querendo saber o nome do usuário devemos escrever algo como: “Nome”: ou algo do tipo.

Agora que você já aprendeu como inserir os campos e modifica-los, insira os campos que você deseja no seu formulário e vamos para a próxima etapa. Não vou explicar a função de cada campo separadamente, pois julgo não ser necessário e também iria gastar muito tempo, mas se alguém tiver qualquer dúvida relacionada a isto pode postar nos comentários que responderei.

Lembre-se de inserir o campo enviar formulário

Etapa 3- Configurar e Compartilhar

Agora que seu formulário esta pronto, vamos ensinar a fazer os ajustes finais e inseri-ló nos seu blog, Para isso clique na aba Configurar e Compartilhar como destacada na imagem abaixo:

 Alertas de e-mail: Clique aqui e siga as instruções para adicionar o seu e-mail. Se não fizer isso não receberá as mensagens enviadas por seus leitores no seu e-mail. Pode acontecer que ao clicar seu e-mail já esteja lá, então você não gastará fazer mais nada nessa etapa.
Obrigado: Clique aqui para personalizar a mensagem de agradecimento que seu leitor verá na tela quando te enviar uma mensagem.

Compartilhar: Clique aqui e depois clique no ícone da plataforma blogger para receber o código para instalar seu Formulário no blogger. Ou então escolha outra plataforma, se não utilizar o blogger!

Vou ensinar aqui como instalar nos blogs que estão hospedados no blogger:
Depois de copiar o código fornecido, acesse o painel de controle do seu blog e clique em editar postagens, depois clique de novo em editar páginas e clique finalmente em criar um nova página.
Insira um título para sua página e um texto explicando a função do formulário ou algo do tipo, agora clique em editar HTML e cole o código fornecido pelo site, agora publique a página e vá até ela para ver o resultado.
Também é possível publicar o Formulário em uma postagem, mas lembre-se você também deverá clicar em editar HTML para adicionar o código assim como nas páginas estáticas.

Código Fonte: Clique aqui se quiser copiar o código do seu formulário sem nenhuma personificação.
As opções Preferência e Condições não são necessárias, mas se quiser exporá-las sinta a vontade!

Caso queira ver as estatísticas de uso do seu formulário volte ao site depois de seu formulário já estar instalado no seu blog, faça login e clique em Meus formulários.
Espero que gostem! Por se tratar de um tutorial longo estou ciente que podem surgir dúvidas, então eu novamente reforço a minha posição: qualquer dúvida que você leitor tiver pode postar nos comentários que responderei prontamente!
E acaba de estar pronto! 

CONVERSATION

4 comentários:

  1. olá quando alguém envia um arquivo o arquivo vai pra onde no blogger?

    ResponderExcluir
  2. :p Olá desde já agradeço por ter entrado em meu Blog más eu não entendi a sua pergunta.
    Os arquivos a qual você está falando é os que são enviados pelo formulário?

    ResponderExcluir
  3. Olá God Games, na verdade o arquivo não vai para o Blog e sim para o seu email que você cadastrou no site do Jot Form, se tiver mais alguma duvida pode me perguntar aqui.

    ResponderExcluir
  4. adorei esse editor!

    e fiz um blog com formularios legais:

    http://pc-ninja11.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Deixe aqui a sua mensagem para mim,e desde já te agradeço e que Deus te abençoe!

Posts Relacionados

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...